
Doença do trabalho - Depressão, pânico, ansiedade e burnout
Compartilhe
Burnout é Doença do Trabalho? Saiba Seus Direitos!
Você sente que está sempre exausto, sem energia e sobrecarregado no trabalho? A pressão excessiva e o estresse constante podem ser sinais de Síndrome de Burnout, uma condição reconhecida como doença ocupacional. Mas você sabia que, dependendo do seu caso, isso pode garantir direitos trabalhistas e previdenciários?
Burnout e o Reconhecimento como Doença do Trabalho
A Síndrome de Burnout foi oficialmente reconhecida como uma doença relacionada ao trabalho pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso significa que, se o seu diagnóstico estiver diretamente ligado às suas condições de trabalho, você pode ter acesso a diversos direitos, como:
✅ Afastamento pelo INSS – Caso o médico ateste a incapacidade temporária, você pode receber auxílio-doença.
✅ Estabilidade no emprego – Se o afastamento for superior a 15 dias, você pode ter direito à estabilidade por 12 meses após o retorno.
✅ Indenização por danos morais e materiais – Se a empresa negligenciou suas condições de trabalho e isso contribuiu para o seu adoecimento, pode haver o direito a uma indenização.
✅ Mudança nas condições de trabalho – O empregador pode ser responsabilizado por melhorar o ambiente laboral para evitar novas crises de Burnout.
O Que Fazer Se Você Está Passando Por Isso?
Se você ou alguém que conhece está enfrentando Burnout, não ignore os sinais. Busque um médico para obter um diagnóstico, registre tudo o que puder sobre suas condições de trabalho e consulte um advogado especializado para entender seus direitos e tomar as melhores decisões.
📲 Quer saber mais? Fale comigo!
📞 (19) 98245-9255